A Prefeitura de Altinópolis em parceria com a Agência de turismo Mata Virgem e Oscip Sabiá forma os primeiros 18 jovens guias da cidade. Eles tiveram aulas práticas e teóricas básicas sobre recepção e condução do turista na região e aulas sobre história e geografia da cidade.
As agências e hotéis do município que se intessarem, podem contar com a formação desses jovens. André Nogueira da Silva, que está cursando o terceiro ano do Ensino Médio, diz que não gostava de turismo. “Agora, vou trabalhar com turismo o resto da vida”, afirma André, que, assim como seus amigos, está à disposição das agências e dos hotéis da cidade para aplicar os conhecimentos básicos adquiridos e colaborar com a monitoração do turismo na região. A Prefeitura incentiva a continuidade dos estudos desses jovens, futuros empreendedores do Plano Municipal de Turismo de Altinópolis.
Fonte: texto: http://www.altinopolis.sp.gov.br/
Vejam o que os turistas Edson de São Paulo e Adilson de Ribeirão Preto disseram sobre suas visitas a Gruta do Itambé, sendo guiados pelos Jovens do Projeto
Vídeo sem edição feito com camera fotografica.
Parabenizo esta iniciativa de inserção do jovem no mercado de trabalho, porém, pelo que pude ver nas fotos e pelo texto, os jovens não tiveram formação de Guias de Turismo, mas sim de Monitores de Turismo e devem atuar num espaço físico limitado (como Parques, APAs, ANPP, etc). Guias de Turismo são as pessoas que estão enquadradas na Lei Federal n.º 8623/93, isto é, aquelas que cursaram o ensino técnico em instituição reconhecida pelo MEC/MTur e que tenham realizados todos os quesitos impostos pela ntiga EMBRATUR, hoje Ministério do Turismo (MTur). Para concluir, Guia de Turismo é aquele que tem a credencial expedida pelo Ministério do Turismo. Att. Guilherme Guarnieri, Guia de Turismo.
ResponderExcluir