Nesta foto dos 23 formandos, 12 também são alunos do Força Jovem |
Enquanto participantes da evolução que os nossos jovem sofreram, podemos afirmar que o jovem é realmente o presente de uma sociedade crítica e participativa.
E uma das ferramentas de acesso a esse senso crítico e participativo é a educação.
O acesso a uma educação diferenciada proporciona aos jovens um poder que nem mesmo eles tem a dimensão que desfrutam.
Com a educação o jovem poderá opinar em diversas áreas da sociedade, sejam elas, políticas, sociais ou econômicas.
Leonardo, no caminho para receber seu certificado |
A oportunidade está sendo oferecida pela prefeitura de Altinópolis em parceria com o sistema de educação UNYCA e o Centro Paula Souza (Industrial) à toda população com os cursos de capacitação e especialmente aos jovens o Projeto Força Jovem oferecendo um leque de oficinas para prepara-los para o mercado de trabalho .
E realmente existem jovens que não deixam a oportunidade perder-se no ar, pois aproveitam seu tempo para buscar cada vez mais o aperfeiçoamento nos estudos.
Aluno Vinicius recebendo sei Certificado |
Para Waltinho diretor do Projeto, os jovens estão aproveitando a oportunidade para crescerem e diz que apóia o adolescente que busca o conhecimento. “ O projeto está de portas abertas para estes jovens que tem interesse pelos estudos, tirando dúvidas com a professora Ellen, utilização da sala de informática para pesquisas e trabalhos. Queremos ser mediadores entre o aluno e o aprender”.
Apresenção de dança dos jovens |
“ Este é o momento de experimentar, vivenciar e aprender com estes momentos. Isso pode influnenciar na profissão deles no futuro. Como é bom ver que eles estão participando de todos estas oportunidades.” disse Rodrigo Martins, instrutor de audiovisual.
aulas de violão |
Alguns jovens nos contaram suas experiências vivendo o dia com tantas atividades.
Marlon Bonifacio, 17 anos, estuda na escola Barreiros no período da manhã, participa do Força Jovem no a tarde, faz atividades de turismo, kung-fú, audiovisual, estudo e tarefa e culinaria. No período da noite ainda participou do curso de turismo no Trossel. Quando questionado sobre sua rotina Marlon disse: “É cansativo, mais é bom. Vale a pena!”
Alunos participando de treinamento na Gruta do Itambé |
Vinicius josé, 18 anos participa do projeto todas as tardes e aproeita seu tempo no projeto nas oficinas de audiovisual, informatica e recreação. A noite faz curso técnico de Informatica no Industrial em Batatais. Pelo sistema UNYCA, Vinicius se desdobrou para conciliar seu tempo para fazer os cursos de Pintura de parede, Secretario Escola, PABX, Alto falantes eAuxiliar Administração. “Me programei para fazer os trabalhos, usei a sala de internet do projeto e os professores para tirar dúvida. O esforço é grande mais a recompensa será boa.
Esse é o caminho! Parabéns e continuem assim! A tendência de tudo é apenas melhorar!
ResponderExcluir