Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oportunidade perdida? Aqui não!

Nesta foto dos 23 formandos, 12 também são alunos do Força Jovem
È comum ouvirmos a expressão “O Jovem é o futuro do país”, porém hoje em dia com a influencia que o jovem desenvolve na sociedade podemos afirmar que “o jovem é o presente do país”.

Enquanto participantes da evolução que os nossos jovem sofreram, podemos afirmar que o jovem é realmente o presente de uma sociedade crítica e participativa.

E uma das ferramentas de acesso a esse senso crítico e participativo é a educação.

O acesso a uma educação diferenciada proporciona aos jovens um poder que nem mesmo eles tem a dimensão que desfrutam.

Com a educação o jovem poderá opinar em diversas áreas da sociedade, sejam elas, políticas, sociais ou econômicas.

Leonardo, no caminho para receber seu certificado
Buscando esse diferencial os alunos do projeto Força Jovem tem caminhado por um caminho árduo, porém gratificante.

A oportunidade está sendo oferecida pela prefeitura de Altinópolis em parceria com o sistema de educação UNYCA e o Centro Paula Souza (Industrial) à toda população com os cursos de capacitação e especialmente aos jovens o Projeto Força Jovem oferecendo um leque de oficinas para prepara-los para o mercado de trabalho .

E realmente existem jovens que não deixam a oportunidade perder-se no ar, pois aproveitam seu tempo para buscar cada vez mais o aperfeiçoamento nos estudos.

Aluno Vinicius recebendo sei Certificado
Aqui no Projeto Força Jovem temos exemplos de jovens que não deixam a oportunidade passar, aproveitam o seu dia e até seu final de semana participando de atividades educativas. Eles estão na educação regular no período da manhã, a tarde no projeto Força Jovem participam de várias oficinas e a noite complementam seu aprendizado com cursos de capacitação profissional tanto da UNYCA como também do Industrial.


Para Waltinho diretor do Projeto, os jovens estão aproveitando a oportunidade para crescerem e diz que apóia o adolescente que busca o conhecimento. “ O projeto está de portas abertas para estes jovens que tem interesse pelos estudos, tirando dúvidas com a professora Ellen, utilização da sala de informática para pesquisas e trabalhos. Queremos ser mediadores entre o aluno e o aprender”.


Apresenção de dança dos jovens
Segundo a Professora Ellen esse “querer” em aprender é muito importante. “ Acredito que os jovens que caminham em direção ao aprendizado estão na direção correta para tornarem-se cidadãos que farão a diferença. Então deixo um conselho aos jovens, especialmente do Projeto Força Jovem, como professora e amiga: Façam a diferença.”

“ Este é o momento de experimentar, vivenciar e aprender com estes momentos. Isso pode influnenciar na profissão deles no futuro. Como é bom ver que eles estão participando de todos estas oportunidades.” disse Rodrigo Martins, instrutor de audiovisual.

aulas de violão


Alguns jovens nos contaram suas experiências vivendo o dia com tantas atividades.

Marlon Bonifacio, 17 anos, estuda na escola Barreiros no período da manhã, participa do Força Jovem no a tarde, faz atividades de turismo, kung-fú, audiovisual, estudo e tarefa e culinaria. No período da noite ainda participou do curso de turismo no Trossel. Quando questionado sobre sua rotina Marlon disse: “É cansativo, mais é bom. Vale a pena!”



Alunos participando de treinamento na Gruta do Itambé


Welinton Marcelino, 17 anos, está no 3º colegial, frequenta o projeto no periodo da tarde e participa das oficinas de turismo, Kung-fu e culinaria. A noite Welinton fez o curso de turismo no Trossel, e nos finais de semana está participando do treinamento de guia na Gruta do Itambé. “ Pretendo trabalhar com turismo e acredito que nossa cidade se desenvolverá nesta área.”

Vinicius josé, 18 anos participa do projeto todas as tardes e aproeita seu tempo no projeto nas oficinas de audiovisual, informatica e recreação. A noite faz curso técnico de Informatica no Industrial em Batatais. Pelo sistema UNYCA, Vinicius se desdobrou para conciliar seu tempo para fazer os cursos de Pintura de parede, Secretario Escola, PABX, Alto falantes eAuxiliar Administração. “Me programei para fazer os trabalhos, usei a sala de internet do projeto e os professores para tirar dúvida. O esforço é grande mais a recompensa será boa.

Um comentário:

  1. Esse é o caminho! Parabéns e continuem assim! A tendência de tudo é apenas melhorar!

    ResponderExcluir

Postagens com palavrões e ofensas não serão publicadas